domingo, 15 de maio de 2011

Pulque? Agave? Ah! Tequila!

Pulque, é o fermentado da Agave. Quase uma cerveja de Agave, ou uma cerveja de tequila, se assim soar mais interessante talvez. O fato é que, a Agave é a matéria prima da tequila, e como qualquer destilado, precisa de um fermentado para produzir seu alcoól. E também era assim que os antigos moradores do que chamamos hoje de México consumiam e veneravam o produto alcoólico de sua matéria prima. Durante muitos séculos foi assim, mas com a chegada dos espanhóis, tudo mudou. Os espanhóis, depois de sua chegada ao Novo Mundo em 1521, acharam a bebida dos nativos muito interessante, e se apropriaram da idéia, adicionando o processo de destilação da bebida por volta de 1535. Ai a bebida passou a ter outros nomes, primeiro como "Brandy de Mezcal", passando por "Vinho de Agave" e "Tequila de Mezcal". Alguns anos depois, adotando somente o nome de Tequila, que é um pequeno vilarejo na região de Jalisco, claro, no México.
O nome, Tequila, mesmo sendo adotado do vilarejo, é um nome curioso e que tem diversas interpretações. Alguns dizem ser uma palavra de origem indígena (Nahuatl) que pode significar algo como "o lugar das ervas selvagens", "o lugar de plantar" ou "o local de trabalho". Outras fontes dizem ser um desdobramento da palavra "tetilla", por que os antigos diziam que o vulcão (que ali perto existe) parecia um seio feminino. Podemos também encontrar a versão de que a palavra viria das pedras vulcanicas, que era usada para ferramentas. E por fim, há quem diga que o nome vem de nomes ancestrais, como Ticuilas ou Tiquilos.
Por fim, é importante ressaltar que durante muitos e muitos séculos a Agave era venerada pelos Aztecas, não  pela sua capacidade de gerar alcoól, mas por ser largamente utilizada por suas fibras. Sendo usada então para produção de cordas, roupas e até papel, sendo chamada então como "árvore das maravilhas".
Então, assim como na história da cerveja, a tequila, ou a Agave, chega aos dias de hoje como começou na sua história, considerada por sua deliciosa bebida, a "árvore das maravilhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário