terça-feira, 3 de maio de 2011

"Lituânia sabe? Aquela que faz cervejas..."

Vou começar uma nova sessão aqui no blog, acho que vai ser a sessão mais divertida. Afinal, são as postagens sobre degustações! UHU!

Ontem foi o dia de uma cerveja que me surpreendeu muito, comprei sem conhecer, e simplesmente pelo fato dela ser da Lituânia. Pensei: "O que existe na Lituânia?" E foi disso que eu fui atrás.
Bom, a Lituânia, é um país relativamente novo. Seu povo e território começaram a ser formados no começo do século XI, e depois de ser unida e separada da Polônia (séc. XVI), depois anexada pelo império russo (final do séc. XVIII), só conseguiram sua independência em 1918. E que por conta da II guerra mundial, foram novamente tomados, agora pela URSS, em 1940, permanecendo assim até 1991, quando conseguiram novamente sua independência.
Sua gastronomia é baseada em peixes como o arenque e o salmão, acrescidos de batatas, aipo e toucinho. E também são chegados em um tal de queijo doce que não consegui descobrir o que é. Mas numa visão geral, tem uma gastronomia bastante típica do norte da Europa, com influências de povos germânicos.
Há pouco tempo, foi comemorado uma das festas mais importantes da Lituânia. Sim, a Páscoa. Onde pintam ovinhos para dar de presente e ainda fazem jogos com eles (parece com jogo de bolinha de gude).

Ok, agora que já temos uma noção de quem é essa tal de Lituânia que faz cervejas vamos ao que interessa: a bendita cerveja!

A cerveja Baltijos, é uma cerveja do estilo Munich Dunkel (fiquei um pouco na dúvida para classificar), com um discreto aroma de lúpulo, que é quase encoberto pelo aroma de caramelo do malte, e após uma breve evolução da cerveja, percebemos um leve aroma de frutas passa, mas ainda com a predominancia do caramelo. O sabor é uma ótima entrega do que o aroma revelou, um ataque doce, persistente, mas nada enjoativo, aquele doce gostoso de sentir sabe? E com um final levemente amargo, lembrando o lúpulo. Seu corpo é médio, que dá uma sensação de preenchimento na boca, levemente frizante e altamente refrescante, pedindo sempre um próximo gole. O alcoól é bem disfarçado pelos elementos da cerveja, e que de qualquer forma, não é de uma graduação tão alta, apenas 5,8%.

A Baltijos é uma cerveja de 1964, e foi medalha de bronze no campeonato mundial de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário